Dúvidas em Inglês? 

 ​​Pergunte aqui




Feb 11, 2016 - Dúvidas em Inglês:

Você Sabe Como e Quando usar o verbo To Be?



 

Como professora, tenho percebido que uma das maiores dificuldades dos brasileiros que estudam ou estudaram inglês, está em saber usar o verbo to Be, de forma adequada.


A maioria dos meus alunos chega com essa dificuldade. Eles não entenderam Quando e Como usar esse verbo quando escrevem ou falam.


O que segue abaixo, é um resumo do que eu ensino para eles e, quando eles entendem e praticam, através de exercícios, deixa de ser uma dificuldade.


O verbo to Be, no tempo presente, se resuma a 3 (três) palavras:


AM   ----> só pode ser usado com o pronome pessoal I (eu);

IS     ----> só é usado com os pronomes pessoais da 3ª pessoa do singular: 

                He (ele) /  She (ela)  /  It ( ele ou ela - coisa ou animal)

ARE ----> é usado com o pronome pessoal da 2ª pessoa do  singular: You  (tu/você) e,

      com todos os pronomes pessoais do plural: We (nós) /  You (vós/vocês) / 

      They (eles / elas para pessoas,  coisas ou animais).

 

Ou seja:

---->  I         am                        Eu               sou, estou

---->  You   are                        Tu               és, estás

---->  He     \                           Ele              é, está

---->  She     |      is                 Ela              é, está

---->  It       /                           Neutro       (coisa ou animal)

---->  We              are              Nós             somos, estamos

---->  You             are              Vós             sois, estais

                                                 Eles    \  

---->  They           are              Elas     |      são, estão

---->  They           are              (eles   / elas (coisas ou animais - neutro plural)


O verbo to Be, que em português traduzimos como Ser ou Estar, é também um verbo auxiliar, ou seja, ajuda/auxilia na conjugação de outros tempo verbais.


Como verbo, Ser ou Estar, ele é usado apenas nessas situações que seguem abaixo:


1.Identificação:                   __ Is your first name Maria?        __ Are your classes on Fridays?

  1. Profissão                         __ I am not a doctor.                    __ I am a teacher.
  2. Idade:                              __ How old is Peter?                    __ He is eighteen years old.
  3. Cor:                                 __ Is your car red?                       __ No. My car is not red. It is pink.

5.Lugar/Localização:          __ Where are they?                     __ They are at school.

6.Caracteristica:                 __ Is she pretty?                          __ Is she smart?

  1. Condição:                        __ Are all of you cold?                 __ Yes. And we are hungry, too.
  2. Tamanho/Formato:         __ Are the dogs small?                __ No. They are big.
  3. Hora:                               __ It is 10:00 o’clock now.           __ Is your class at 10:00 o’clock?
  4. Nacionalidade:              __ Are they Brazilian?                  __ Yes, they are.


O To Be, como verbo auxiliar, auxilia na conjugação, por exemplo, do tempo presente progressivo, que indica uma ação que está acontecendo no momento, que começou e não terminou. Em português, corresponde ao gerúndio.


__ I AM studying now.                     __ Are you sleeping?

__ He is working at the office.         __ She is not working. She is watching TV.

__ We are playing cards.                __ They are travelling.


Espero que essas informações tenham sido úteis a você.


See you!


Angela Torii




Nov 25, 2015 - Gramática em inglês é um problema para você?

   

    Muitas pessoas, e até mesmo alguns cursos de inglês, falam mal da gramática. Cursos anunciam que vão ensinar você a aprender inglês sem gramática e depois acabam se contradizendo, pois isso não existe.

     A gramática existe para organizar o idioma, dizer a ordem das palavras, como usá-las para fazer sentido. Todo idioma tem a sua própria gramática mas não temos que decorar gramática para falar um idioma.

     Temos sim, que ler para entender, depois treinar com exercícios, para saber usar sem problemas. Tudo na vida demanda treino e com a gramática não é diferente.

     Como fazer então?

     Se você já fez algum curso de inglês, ou está fazendo, e tem “problema” com a gramática, é importante especificar o que da gramática você tem dúvida.

     É com o verbo To Be; com o Simple Present Tense (Do/Does); com os Pronomes; com as Preposições?

     Então:

1.      Especifique o item ou itens que você tem dúvida; aquele item da gramática que sempre que vai usar não tem certeza, fica em dúvida;

2.      Pegue uma boa gramática, que tenha a resposta dos exercícios;

3.      Leia a explicação e os exemplos;

4.      Faça os exercícios;

5.      Finalmente corrija-os e, se achar que ainda não foi suficiente, faça outros mais.

     Você pode também escrever esse item de gramática na busca do Google e fazer esse procedimento lá.

     Se ainda assim continuar com dúvida, peça para um professor de inglês te explicar melhor. Pague uma aula ou mais a ele, que tem bastante experiência e pode te ajudar a encurtar o caminho; pode te ajudar a resolver esse problema de gramática da língua inglesa, rapidamente.

      Não fique repetindo para você mesmo que não gosta de gramática ou que precisa melhorar a sua gramática.

      Se você tem problema com algum item, ou mais de um item da gramática, é porque ainda não entendeu bem aquele item e não sabe como usá-lo. À partir do momento que dispensar algum tempo em rever esse item, procurando compreender e fazer exercícios de fixação, você vai SABER como usá-lo e ele vai deixar de ser um problema.

      Eu gosto muito de um joguinho, desenvolvido pela Cambridge, chamado Grammar GREMLINS:     http://cambridgeenglishonline.com/Grammar_Gremlins

      Nele, você clica na resposta que acha que é a certa, e se não for, repete novamente o jogo até acertar. Isso vai ajudar você a perceber como é o certo, a aprender o certo e, se divertindo.

      Espero que este artigo seja de ajuda, mas se surgir alguma dúvida, é só perguntar, OK?

      Um grande abraço e até qualquer hora...

      Angela Torii




        Existe limite de idade

     para aprender inglês?


Em 20/09/2015 - Carlos Matos: 55 anos, projetista e formação em engenharia. 


Gostaria de saber se:

  • uma pessoa com essa idade e com conhecimento básico em inglês pode vir a ser fluente?
  • em quanto tempo?
  • precisa fazer intercâmbio?
  • frequentar escolas?
  • se houver dedicação dá pra fazer sem tudo isso?
  • ou isso é utopia?


Respondendo:


  • Tenho 55 anos. Uma pessoa com essa idade e com conhecimento básico em inglês pode vir a ser fluente? Para aprender, não existe limite de idade.


    Temos relatos de pessoas que vão para a Universidade, com mais de oitenta anos, estudar o que tiveram vontade quando mais jovem e não tiveram oportunidade. Mesmo a neurociência aconselha as pessoas aposentadas a fazerem palavras cruzadas ou estudar um outro idioma para que o cérebro possa fazer novas conexões e manter-se ativado e funcionando bem.


    Você tem só 55 anos, já fez engenharia, é projetista e tem conhecimento básico de inglês! Ter o conhecimento básico de inglês já é mais de metade do caminho para obter fluência nesse idioma.***[leia abaixo]


    Porém para chegar lá é preciso seguir alguns passos:


1 - O primeiro deles é estar muito claro porque você vai dedicar seu tempo para conseguir esse objetivo. Hoje em dia somos bombardeados com tantas informações que precisamos para estar atualizados em nosso trabalho, temos tantas responsabilidades,  quer seja no trabalho ou com nossos familiares que se não estiver bem claro o por quê você precisa e quer ter fluência em inglês, a curto ou médio prazo, você começa e desiste.


2 - Depois que isso estiver definido é necessário fazer uma organização de tempo, para ver dentro da sua agenda, que horários, diariamente, você vai escolher estar em contato com o inglês.


3 - Se você quer falar e entender outro idioma, o seu cérebro tem que estar “ativado” nele. Não adianta só fazer aulas uma ou duas vezes por semana, pois segundo estudos da neurociência, tudo o que o cérebro não revê em 48 horas ele DELETA. E, se você só entra em contato com o inglês nos dia de aula, ele “guarda” o conteúdo do inglês no seu “hardware” e, quando precisa dele fica mais difícil buscar.


    Ao contrário, se você está em contato, todos os dias, com o inglês, o cérebro percebe que é algo importante e ele começa a te ajudar no seu processo de aprendizagem. Afinal, foi ele quem ouviu os primeiros sons da língua materna e os identificou com pessoas/coisas: “MA MÃE” – “PA PAI” – “DÁ”.


 Portanto temos que dar conteúdo: escrito/falado, diariamente, para que ele possa processar esse conteúdo e fazer o trabalho que fez quando aprendemos o nosso idioma.


    Se você aprendeu a falar português você pode aprender qualquer outro idioma, desde que se exponha a ele; que alimente seu cérebro com ele.


  • Intercâmbio? Quando você faz intercâmbio é exatamente isso que você faz. Coloca seu cérebro em imersão com o outro idioma, você alimente seu cérebro com ele, e ele tem que se virar e entender e depois de 3 a 4 meses ele consegue. Veja que vitória! Ele levou 3 a 4 anos para aprender a falar português e agora, que ele já sabe o caminho, ele faz o mesmo com o outro idioma, em meses!!!


    Só que você não precisa fazer intercambio para isso. É só dar conteúdo diário para ele em inglês, e treinar, aqui mesmo. Eu não fiz intercambio, como muitas outras pessoas que tem inglês fluente, mas todos, sem exceção, tiveram que dedicar muito de seu tempo em contato com o inglês para atingir esse objetivo. Você está disposto?


  • Quanto  tempo? Isso vai depender exclusivamente de você.


  • Frequentar escolas? Para quem já tem nível básico, como você, o ideal é ter um bom professor que faça uma revisão do seu conteúdo, para tirar dúvidas que ainda tenha em relação a ele, e então sim, iniciar o nível intermediário e depois o avançado, com um professor particular ou em escola de idiomas.


  • Se houver dedicação dá pra fazer sem tudo isso? Se você for um bom autodidata, sim. Mas sempre irão surgir dúvidas e um bom professor poderá ajudar a encurtar o caminho.


  • Utopia. – Não! 


    Mas é importante ter em mente que o professor particular ou a escola de idiomas irão apenas orientar o conteúdo de cada nível, regular a quantidade e o que estudar, mas o trabalho para aprender é todo seu


​    Dedicação e contato diário com o idioma, ouvindo e falando (até com você mesmo em inglês), é o que acelera o aprendizado e faz com que ele aconteça.


    Espero ter respondido de forma compreensível mas, se ainda houver dúvida, é só perguntar.


    See you!

  

*** Ser Fluente:

  • Ser fluente em qualquer idioma é ser capaz de falar e entendê-lo quase como o idioma materno.
  • Ser fluente em qualquer idioma, implica ter domínio de um vocabulário amplo, bem como da gramática (que dita as regras de como colocar essas palavras em uma frase para fazer sentido, entre outras coisas).
  • Ser fluente em qualquer idioma, implica ter domínio do conteúdo do nível básico (da comunicação básica] e do conteúdo dos níveis intermediário e avançado (que oferecem o conteúdo de comunicação plena]






 Dificuldade na hora de falar inglês?

Em 09/09/2015 - Lornajan Oliveira - Técnica de Projetos e Consultoria

Hello, Angela. 

Amei as suas dicas, pois além de objetivas, também são estimulantes. Quem agradece a sua gentileza, somos nós. Parabéns!!!!!!!! Olha, minha dificuldade na hora de falar, são os tempos verbais, poderias me sugerir, alguma de suas dicas preciosas. Super abraço!!!!!


Olá, Lornajan!


Tudo na vida requer treino e para falar inglês não é diferente. Se a sua dificuldade é com os tempos verbais, pegue uma boa gramática ou procure na internet o Simple Present Tense, por exemplo.

1-    Leia a regra e a entenda. Veja os exemplos. Faça alguns exercícios.

2-    Comece a pensar em coisas que você faz rotineiramente na semana e vá descrevendo, escrevendo ou falando e gravando, em inglês. Ex. On Mondays I wake up at ......... and I take a shower. Then I have breakfast, etc….

3-    No caminho de casa para a escola ou trabalho e vice versa, vá conversando com você mesma sobre o Simple Present Tense e os exemplos que escreveu ou crie novos, enquanto conversa com você mesma. Todos nós temos nossos diálogos internos, ou seja, o tempo todo estamos pensando e falando conosco. Então, aproveite para conversar com você mesma em inglês sobre esse tema.

4-    Quando sentir que não tem mais dúvida quanto ao uso desse tempo de verbo, passe para o seguinte.


Lembre-se:

Somos muito ansiosos; nós queremos tudo para ontem, mas isso atrapalha muito o upgrade que queremos dar em qualquer área.

  • Se dê um tempo para treinar e fixar, até que esse tempo de verbo seja natural, como em português.
  • Mantenha FOCO e AÇÃO. Persista e, se treinar uma semana com cada tempo verbal, em pouco tempo isso não será mais um problema.


Grande abraço e depois dê notícias sobre o resultado, OK?


Em tempo!

Lornajan, você pode pesquisar quais são os tempos verbais, fazer uma lista deles para facilitar, MAS, se apenas ler, SEM EXERCITAR, não vai adiantar muito, pois o cérebro precisa de repetição para gravar.

Segundo estudos de cientistas, ligados a neurociência, cada palavra nova que aprendemos tem que ser lida, escrita, falada e ouvida no mínimo 21 (vinte e uma) vezes para ser fixada/aprendida.

Então não tem que ser só da forma que escrevi acima. Quando estiver estudando um determinado Tempo de Verbo, procure na internet alguma forma lúdica de rever esse conteúdo, seja em música, jogos, etc e, até mesmo em filme.

See you! ​

       
Existe uma quantidade de horas que deve ser praticada por dia, para chegar ao nível muito bom de compreensão da língua inglesa?



Carolina Rodrigues Palacios - Coordenadora Comercial na BRFibra Telecomunicações São Paulo, São Paulo, Brasil Petróleo e energia

...
Gostaria de saber se existe uma quantidade de horas que você acha que deve ser praticada por dia para chegar ao nível muito bom de compreensão da língua inglesa. Grata!

Angela Torii

   Olá Carolina... Excelente pergunta!

   O cérebro tem um tempo limite para reter a atenção. Não é à toa que as aulas nas escolas são de 50 minutos. Quando você estiver estudando, dê uma parada a cada 40, 50 minutos e vá tomar uma água, olhar pela janela, enfim, "arejar as idéais".

   É importante também, prestar atenção na alimentação, pois o cérebro é a parte do nosso corpo que mais consome energia e, quando falta "glicose", após ficarmos muito tempo sem comer, aumenta o nosso cansaço e diminui a absorção e retenção de informação, que se transformará em conhecimento.

   Quanto ao tempo...

   Eu poderia dizer que, quanto mais melhor, mas não é bem assim.

   Primeiro, que se determinarmos que vamos estudar "X" horas por dia e depois não conseguimos, ficamos nos "criticando" por não ter conseguido, dizendo que não tem jeito mesmo, etc., quando na realidade cada dia é um dia e, em alguns dias vamos conseguir e em outros não.

   Segundo, que não adianta ouvir muito, pulando de uma para outra coisa.

   Para aprender, ou seja, reter informação para usar com facilidade, o cérebro precisa de repetição.

   Ao escolher uma música, ouça-a e estude-a até consegui pronunciar e entender cada palavra com segurança. Faça o mesmo com o áudio que você escolher.

  Isso não quer dizer que você NÃO PODE ouvir várias músicas ao longo do dia, MAS, mesmo ouvindo outras, concentre-se em estudar uma por vez e, da mesma forma, o áudio que você escolher.
 
   Espero ter sido de ajuda.

   Um grande abraço!